5 de abril de 2011

Texto de Clarice Lispector

Clarice Lispector, além de ser uma das melhores escritoras de romances e contos no Brasil, escrevia pequenos textos para publicar em alguns jornais.

Neles, ela dava dicas para as mulheres daquela época (anos 1950 e 1960) sobre maquiagem, beleza, maternidade, o lar etc. tudo o que poderíamos chamar de "universo feminino".

Estou tão encantada ao ler esses textos que pensei em postar alguns aqui no blog. Claro que existe um preconceito na fala dela e uma visão bem "quadrada" do que é ser mulher, mas é isso que dá a graça. É o pensamento da época pelas mãos de uma escritora inteligente, usando pseudônimos para opinar em diversas áreas.

O mais engraçado de tudo é que os conselhos de maquiagem quando se referem à moda, são incrivelmente iguais aos de hoje. Isso é o que nos mostra que moda vai e vem, sempre reinventa, mais ou menos uma antropofagia dos conceitos anteriores para os mais modernos.

Espero que gostem, sempre que eu puder vou postar um texto diferente. Assim, posso mostrar um pouco da Clarice Lispector de outro jeito – apesar de considerar a Clarice literária imprescindível.

Aí vai:

O interior de sua bolsa
Você já viu – ou já aconteceu a você mesma – uma jovem elegante que, ao abrir a bolsa, faz um gesto de cuidado para ninguém ver o que passa por dentro? Parece um gesto misterioso, de quem guarda coisas preciosas  e secretas. No entanto a explicação é quase sempre simples: a bolsa está tão mal-arrumada que a jovem tem vergonha.

Na bolsa bem-arrumada não há poeira, nem pó de arroz espalhado, nem fumo de cigarro. O que pôr na bolsa? Entre as pequenas utilidades que uma mulher prevenida sempre carrega: um estojo de pó, batom, lenço de tecido, lenço de papel, pente, espelho, perfume. E – não esquecer – um pequeno comprimido para aliviar alguma súbita dor de cabeça, algum mal-estar – esses pequenos males que muitas vezes estragam todo o prazer de um passeio ou de uma festa.

Beijos!!

Um comentário:

Mirza Braga disse...

Amey o texo... pode colocar vários.. vou adorar... hihihi Passado pra dar um oizinho no meu blog, e pra pedir pra você deixar sua marquinha lá no meu viu?! Tô meio sumidinha mas sempre que dá apareço aqui! Já deixou sua marquinha na ultima postagem lá no meu blog? já se inscreveu nos sorteios hoje!? Não Perde tempo não passa lá!!! hihihihi Beijão e até logo viu!? Ahhhh.. e MUITO Obrigada Por passar no meu blog!!! Seu comentário é sempre muito importante pra mim! Volte sempre... hihi de prefernência todo dia.. hihihihi =P Beijo Beijo beijo!

http://mirzabraga.blogspot.com
http://facebook.com/MirzaBraga
http://twitter.com/mirzabraga

Beijão da Mih =*

Busca no site