12 de abril de 2010

Unhas Decoradas

Falando em unhas, a maioria das mulheres tem opinião formada e são muito decididas na hora de fazer a manicure. Umas só usam esmalte vermelho, outras só querem flores tanto nas mãos quanto nos pés; tem as modernas de neon e as retrô de meia-lua branca; algumas preferem o cintilante ou transparente, e as mais dedicadas amam decorar as unhas.

Decorar hoje em dia nem é mais a palavra certa, porque as unhas já se tornaram a tela sobre a qual você joga todas as expectativas artísticas possíveis: usa esmaltes e tintas, brilhos e adesivos, montagens 3D, cristais, pingentes, rendas, redes, papel alumínio, esponja, pincéis... E ai quanta infinidade de materiais. Eu diria que fazer a unha virou uma atividade de lazer e não de estética. Afinal, o que é mais divertido: fazer escova no cabelo ou fazer as unhas com um desenho fofo e diferente?

No site www.nailsmag.com/Channel/Nail-Art.aspx, para quem se vira com o inglês, tem comentários muito bons sobre as novidades. E a parte mais legal ultrapassa qualquer idioma, pois são fotos de demonstrações que dispensam qualquer tradução, como esta:
Eu fiz um teste com um pincel fino (nº01), um outro pincel superfino (nº00), uma espátula de empurrar cutículas, esmalte Black da Colorama, esmalte Desejo da Risqué, esmalte com glitter verde da Nati (também pode ser cola colorida com glitter) e tinta para tecido amarela e branca. Deu certo!

Primeiro, faça duas camadas de Black. Misture um pouco de tinta amarela com um pouco de tinta branca num potinho descartável e faça a primeira pétala usando o pincel fino (comece pela base esquerda e faça uma voltinha sem soltar o pincel até a base direita, é infalível assim em sentido horário!). Passe a espátula no meio, arranhando um pouco da tinta e mostrando o preto embaixo. Faça as outras duas pétalas da mesma forma. Com o pincel superfino puxe três pontinhas finas, para dar melhor acabamento às pétalas. Passe o esmalte Desejo no miolo, em duas camadas. Para finalizar, puxe os raminhos com o esmalte de glitter: note que eles saem exatamente do meio das pétalas. Use um esmalte incolor que deixa a decoração mais viva (repare no passo a passo que a quarta unha está brilhando mais que as outras).

Este outro passo a passo é mais delicado.
No meu teste usei os esmaltes Renda e Bianco Purissimo, ambos da Risqué, um pincel superfino e longo (nº03), um pincel fino (nº00) e tintas acrílicas: violeta para o tom mais escuro e magenta misturado com branco para o tom mais claro. Também comprei uma cartelinha de strass rosa (na foto, são prateados mesmo, mas eu achei mais bonito rosa).

1. Faça uma camada com o esmalte Renda; depois faça francesinha bem larga na ponta da unha com o Bianco Purissimo. Se quiser, use fita adesiva para demarcar a linha e deixar o traço reto.

2. Com o pincel mais longo faça um traço violeta bem na linha onde a francesinha termina, deixando um espaço para colar os strass.

3. Cole três pedrinhas de strass formando um triângulo. Tem pincéis específicos que grudam e facilitam o serviço, mas uma pinça já ajuda.

4. Com o outro pincel e a mistura de magenta com branco, faça três pétalas que acompanhem os strass e ao mesmo tempo o traço violeta. Lembre que todo o desenho deve seguir a linha da francesinha, para ter um limite.

5. Lave esse mesmo pincel e use a tinta violeta para fazer o detalhe em cima da unha. São três pinceladas curvadas, como vírgulas.

6. Faça o preenchimento das pétalas com marquinhas de violeta, que vão sofisticar a flor. É só encostar o pincel e puxar uma pontinha. Espere secar bem e passe uma camada de esmalte incolor para fixar as pedrinhas e as tintas.

Para você não borrar os traços, dê apoio para sua mão (na mesa, em uma toalhinha etc.), para que ela fique segura e procure não retirar o pincel até que cada desenho esteja finalizado. Senão, o desenho parece cortado, em pedaços. Também não mude a direção, se o traço dos raminhos foi feito para a direita no polegar, por exemplo, ele deverá ir para a direita em todas as outras unhas.

E fechando o post, veja quantos modelos lindos de unhas atuais:

















Um comentário:

Andressa Cristine disse...

Marcela, tem que ter um pouco de paciência mesmo! Mas é só nas primeiras vezes... depois você estará fazendo até ideograma japonês! heheh

Beijos

Busca no site